O nitrogênio em sua forma gasosa tem uma larga aplicação na indústria, porém queremos destacar as indústrias química, elétrica, metalúrgica e alimentícia.

Na indústria química pode ser utilizado na diluição de gases reagentes ou para controle de rendimento e estabilização em algumas reações. É muito utilizado em processos químicos onde não possa haver oxidação ou hidrolise de reagentes. Também é elemento indispensável na indústria de petróleo e biodiesel para diminuir o risco de incêndios ou explosões. Comumente utilizado neste ramo na transferência dos combustíveis e na inertização do head space.

Na indústria elétrica, o nitrogênio é utilizado para evitar oxidações ou reações químicas indesejáveis. Também nesta indústria é utilizado no processo de pressurização do revestimento de cabos elétricos. Na indústria metalúrgica é usado em larga escala para evitar a oxidação de metais ferrosos ou até mesmo a carbonização em processos de fusão de diferentes metais. Também é largamente utilizado em processos de tratamento térmico de superfície para dar ao metal características específicas conforme cada necessidade. É utilizado em processos de soldaduras para preservar características de cor do metal e evitar oxidação ou carbonização, assemelhando-se ao processo de tratamento de superfície. Na indústria metal mecânica, devido ao tamanho de sua molécula, é utilizado em testes de estanqueidade de tanques (vasos de pressão), tubulações, serpentinas de refrigeração e redes de distribuição de gases entre outros.

O nitrogênio é ainda usado como gás inerte no fabrico de borrachas ou plásticos expandidos. Também nos processos de vulcanização da borracha confere ao produto uma melhor característica de acabamento e elimina o risco de incêndios em autoclaves.

Cada processo industrial requer um nível de pureza do nitrogênio para que se tenha o resultado desejado no processo e se alcance os critérios de qualidade conforme a política particular de cada indústria ou público.

Para isto, a SERVESP desenvolveu uma linha de Concentradores de Nitrogênio com purezas variantes entre 90% e 99,9% conforme a tabela que vemos abaixo.

  • (41) 3086-1202 | 3086-1102 | 3059-0039
  • vendas@servesp.com.br